
A Anvisa suspendeu o uso e a importação da proxulutamida no Brasil . A Agência também deve abrir uma investigação sobre o medicamento, para apurar se os responsáveis pela importação da substância apresentaram documentos inadequados para conseguir a importação. As informações são da colunista Malu Gaspar, d’O Globo.
O medicamento foi celebrado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o tratamento da covid-19 mesmo sem ter eficácia comprovada para este fim. Desenvolvido na China, a substância é um bloqueador hormonal, e está em fase de testes para o tratamento de câncer de próstata.
Ainda de acordo com a colunista, o grupo que estuda os efeitos da proxalutamida contra covid-19 no Brasil importou o medicamento na modalidade remessa expressa da Anvisa, onde a entrada de substâncias para desenvolvimento de estudos científicos é autorizada.
O Ministério Público Federal do Amazonas e do Rio Grande do Sul investigam as pesquisas por suspeitas de irregularidades na administração dos medicamento e na compilação dos resultados. Agora, a importação fica suspensa até mesmo para todas as pesquisas em curso.
BrasilO DiaRead More